
Portugal foi hoje eleito, na Holanda, como “a melhor” candidatura da Europa para organizar o Congresso Mundial da Água, em 2015, disse hoje à agência Lusa fonte da Empresa Pública de Águas Livres (EPAL).
O nono congresso International Water Association (IWA), que irá decorrer na cidade de Lisboa, terá como tema de debate “Encontrar Soluções para Assegurar o Futuro”, e a proposta nacional bateu as candidaturas da Turquia, Bélgica, Irlanda e Suiça.
“A proposta portuguesa reuniu o apoio da comunidade técnica, científica e académica nacional”, bem como do “sector da água e das principais associações profissionais ligadas à actividade”, disse fonte da administração daquela empresa pública.
“A EPAL apresentou a candidatura, em associação com a Comissão Nacional da Associação Internacional da Água (CNAIA) no passado mês de Julho” e foi hoje escolhida por um júri internacional em Haia, na Holanda, para a organização do evento internacional, acrescentou a mesma fonte.
A IWA é a associação de “profissionais e investigadores do sector da água com maior prestígio internacional” e realiza o congresso mundial de dois em dois anos, tendo o último decorrido na Áustria.