A Nossa Água
A identidade
O ADN na nossa água deve-se ao subsolo granítico e xistoso da Serra do Barroso, que empresta características muito particulares aos aquíferos, designados de fraturados (blocos e fraturas) pela ciência geológica, devido à presença de rochas ígneas (resultantes da consolidação e arrefecimento de magma derretido ou parcialmente derretido) e metamórficas (depois de submetidas a condições específicas de temperatura, pressão e fluidos circulantes).
Nos aquíferos da Carvalhelhos, o fluxo das águas subterrâneas dá-se, por isso, em profundidade, em rochas graníticas fraturadas e provavelmente também em xistos.
No que aos parâmetros hidráulicos diz respeito, são de assinalar uma transmissividade na faixa de 70-100 metros2/dia e uma permeabilidade média na faixa de 60-70 metros/dia.
Na atualidade, a proteção ecológica deste nosso recurso encontra-se totalmente assegurada por três razões principais: existem excelentes condições ambientais verificadas em áreas de recarga, circulação e descarga; a empresa é proprietária dos terrenos abrangidos pelas áreas de descarga; e, por último, não há fontes de contaminação na envolvência, incluindo corpos d’água superficiais.
Os aquíferos donde captamos a nossa água têm, por tudo isto, conseguido manter uma estabilidade e qualidade inigualáveis ao longo de décadas.
