A Água de Carvalhelhos brota naturalmente na serra do Barroso, na localidade de Carvalhelhos, no Norte de Portugal, na montanha, em meio ambiente preservado. Foi neste local que em meados do Sec. XIX, foram descobertas umas águas com propriedades medicinais. A existência das suas fontes, batizadas de Lucy e Stella, em homenagem às filhas do fundador da empresa, são conhecidas há mais de 150 anos.
Admite-se hoje que as termas das Caldas Santas de Carvalhelhos já fossem conhecidas antes dos romanos, como o comprovou a descoberta, nos anos 50, do Castro de Carvalhelhos ou “Castelo os Mouros”, como também é designado, pelas escavações realizadas por Santos Júnior e pela sua equipa.
A captação da nossa água ocorre nessas duas nascentes tradicionais de água mineral, a 750-800 metros de altitude, mas também em um poço vertical de água mineral, muito acima do nível médio do mar.
Principais Características do nosso Aquífero:
- Composição Geológica: granitos e xistos;
- Tipo de Aquífero: fraturado, composto por “blocos” e “fraturas”;
- Fluxo de Águas Subterrâneas: profundidade em rochas graníticas fraturadas, provavelmente, também em xistos;
- Parâmetros hidráulicos: transmissividade na faixa de 70-100 metros2/dia e permeabilidade média na faixa de 60-70 metros/dia;
- Proteção do recurso água: totalmente assegurada por três razões principais: excelentes condições ambientais verificadas em áreas de recarga, circulação e descarga; a companhia é o proprietário dos terrenos envolvidos com as áreas de descarga; não há fontes de contaminação na área, incluindo corpos d’água superficiais.